Alunos


GEA (Grêmio de Engenharia Ambiental)

O Grêmio Estudantil de Engenharia Ambiental da UFMG tem como principais objetivos promover uma maior interação entre os alunos do curso e representa-los diante do corpo docente, Colegiado, Diretório Acadêmico e Escola de Engenharia da UFMG. Entre suas atribuições estão: realização da Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental, promoção de eventos esportivos como o IntraENG e organização de eventos de integração diversos entre os alunos de Engenharia Ambiental e de outros cursos. O grêmio conta com um espaço físico, localizado no Diretório Acadêmico da Escola de Engenharia da UFMG, com sofás, mesa com cadeiras, microondas e geladeira, sendo um importante local para momentos de integração e lazer dos estudantes. Além disso, o GEA também possui sua parte administrativa, que segundo o estatuto redigido, é composta pela Diretoria da Presidência,Diretoria de Marketing, Diretoria de Operações, Diretoria de Finanças e Diretoria de Eventos.

SAEA (Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental)

A Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental, conhecida como SAEA, é um evento anual organizado pelo Grêmio de Engenharia Ambiental da UFMG, com a colaboração de alunos voluntários. Seu objetivo é agregar conhecimento a respeito de temas importantes para a profissão e graduação do curso, além de abordagens e discussões necessárias para a formação de qualquer engenheiro. Ao longo da Semana, realizada no Campus Pampulha da UFMG, ocorrem palestras, mesas redondas e workshops sobre temas relacionados ao universo da Engenharia Ambiental, além das visitas técnicas. A sexta edição da SAEA – aberta ao público e gratuita – será realizada no segundo semestre de 2017.



Emas Jr. (Empresa Júnior de Meio Ambiente e Saneamento)

A Emas Jr. (Empresa Júnior de Meio Ambiente e Saneamento) é uma empresa que, desde 2004, atua na prestação de serviços de consultoria e projetos voltados para a comunidade em geral, incluindo empresas privadas e prefeituras. Formada por uma equipe capacitada e dedicada de graduandos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental da UFMG, os projetos oferecidos são personalizados, de qualidade e a um custo reduzido, contando com a utilização de ferramentas recentes no mercado e orientação de professores da Escola de Engenharia da Universidade, como forma de garantia de um maior desenvolvimento dos serviços e superação de padrões de excelência. A empresa possui processos seletivos semestrais.

Leia mais...

AAEE (Associação Atlética da Escola de Engenharia)

A Associação Atlética da Escola de Engenharia da UFMG foi inaugurada em 1949, mas teve seu fechamento na década de 80 e sua reabertura no segundo semestre de 2012. Constituída por 6 diretorias (Presidência, Vice Presidência, Eventos, Esporte, Marketing e Financeiro), seus objetivos são variados, mas os que devem ser destacados são a aproximação dos estudantes de todas engenharias entre si por meio de eventos festivos, de integração e de crescimento pessoal e profissional; um maior envolvimento com as diversas modalidades esportivas disponíveis (25 atualmente), e a criação de um espírito de amor pelo nome da Escola de Engenharia da UFMG.

Engenharia Solidária

O Engenharia Solidária é uma iniciativa criada e desenvolvida na Escola de Engenharia da UFMG pelos alunos de graduação e tem como objetivo motivar os futuros engenheiros a participarem de ações sociais e aprimorarem o seus olhares para o outro. Atualmente, são desenvolvidos diversos projetos que não só incentivam a doação por parte dos alunos, mas também os fazem utilizar sua capacidade técnica em prol da sociedade. Alguns dos projetos realizados pela iniciativa são Engenharia na Escola, Semana da Solidariedade, Ação EJ e Troféu Solidário, sendo o último responsável por arrecadar mais de 10 toneladas de alimentos não-perecíveis em todas suas edições.